Minicursos
01: Estudo de impacto ambiental
Ministrante:Prof. Carlos Eduardo Veiga de Carvalho
Data:26/06/2018
Horário de início:16:00 h
Horário de término:20:00 h
Local:Centro de Convenções - Anfiteatro 1
Número de vagas:40
O minicurso abrangerá os seguintes tópicos: Princípios básicos para a conceituação de impacto ambiental. Componentes, limites, dificuldades e recomendações para a realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Projetos que necessitam EIA. A contribuição da comunidade a um EIA. Impactos Sociais. Monitoramento Ambiental. Auditoria Ambiental. A incerteza contida nos Projetos. Limiar Ambiental Final.
02: Técnicas citomoleculares para o estudo do genoma
Ministrante:Profa. Telma N. S. Pereira e Maria Lorraine Fonseca Oliveira
Data:26/06/2018
Horário de início:16:00 h
Horário de término:20:00 h
Local:Auditório 1 (P5)
Número de vagas:22
O curso irá abordar as técnicas citomoleculares, Cariotipagem, Bandeamento Cromossômico, Hibridização in situ Fluorescente (FISH) e a Genômica (GISH. Essas técnicas são utilizadas tanto para estudar genoma vegetal, animal e humano, portanto estudantes das diferentes áreas de conhecimento podem participar. Alunos da graduação e da Pós-graduação podem atender ao minicurso.
03: Termografia por infravermelho na agropecuária: Bases teóricas e aplicações práticas
Ministrante:Prof. Eliemar Campostrini e Deivisson Pelegrino de Abreu
Data:26/06/2018
Horário de início:16:00 h
Horário de término:20:00 h
Local:Centro de Convenções - Anfiteatro 2
Número de vagas:54
A Termografia por Infravermelha é definida como a ciência de aquisição e análise de informações térmicas sem contato com o objeto a partir de dispositivos de obtenção de imagens térmicas sem contato com o objeto. A palavra Termografia significa “escrever com calor”, assim como a fotografia significa “escrever com luz”. A imagem obtida que é gerada é chamada de imagem térmica ou termograma. Recentemente, esta técnica tem sido utilizada em grande escala na detecção do estresse hídrico e térmico em plantas de interesse agronômico e florestal, bem como a medicina veterinária tem utilizado esta ferramenta em grande intensidade. Sendo assim, o curso objetiva mostrar o estado de arte atual na detecção de estresse hídrico e térmico em plantas por meio da termografia, bem como fornecer bases teóricas da instrumentação a ser utilizada na medicina veterinária.
04: Ciência e Arte: Como seu aluno enxerga o universo?
Ministrante:Prof. Wander Gomes Ney e Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz
Data:26/06/2018
Horário de início:16:00 h
Horário de término:20:00 h
Local:Centro de Convenções - Anfiteatro 3
Número de vagas:45
Ensino de ciências como um processo de enculturação científica. Serão apresentadas estratégias de intervenção didática interdisciplinar envolvendo arte e astroquímica. Também serão analisados dados astronômicos, por meio de escalas, a fim de auxiliar alunos na compreensão da magnitude das grandezas físicas do universo.
05: Conexões entre a Qualidade de Vida, a Educação e a Ciência
Ministrante:Prof. Victor Hugo Pereira Franco
Data:26/06/2018
Horário de início:16:00 h
Horário de término:20:00 h
Local:Auditório 2 (P5)
Número de vagas:43
Conceitos relacionados à qualidade de vida, hábitos saudáveis de vida, incertezas do conhecimento (Edgar Morin), parcialidade da estatística, "vida conectada" e tecnologias, o "conhecimento prudente para uma vida decente" (Boaventura Santos), visão holística da vida e o papel da Educação na busca pela qualidade de vida.
06: As Tradições Discursivas: conceito e abordagens em estudos linguísticos
Ministrante:Profa. Érica Nascimento Silva
Data:26/06/2018
Horário de início:16:00 h
Horário de término:20:00 h
Local:Auditório 1 (P4)
Número de vagas:46
O presente resumo tem por objetivo apresentar abordagens acerca das Tradições Discursivas (TDs) como uma manifestação real de uma determinada estrutura que é evocada dentro de um contexto situacional e pragmático. Assim, em virtude da dificuldade de sua definição e delimitação exatas, as TDs muitas vezes confundem-se com gêneros textuais.
07: Controle social, violência e criminalidade: pensar a realidade brasileira a partir de Michel Foucault
Ministrante:Profa. Flávia Mendes Ferreira
Data:26/06/2018
Horário de início:16:00 h
Horário de término:20:00 h
Local:Auditório 2 (P4)
Número de vagas:44
O objetivo do minicurso é fazer a reflexão sobre o conceito de violência, os problemas da criminalidade e punição, a partir da introdução aos conceitos de disciplina, controle e biopolítica de Michel Foucault, para problematizar e pensar criticamente as estratégias de controle social e punição no Brasil.
08: (Re)Pensar a República: para uma introdução às relações civis-militares no Brasil (1889-2018)
Ministrante:Profa. Luciane Soares da Silva, Yann Belmont e Wallace da Silva Mello
Data:26/06/2018
Horário de início:16:00 h
Horário de término:20:00 h
Local:Centro de Convenções - Anfiteatro 4
Número de vagas:58
No minicurso pretende-se constituir tanto um esforço de entendimento teórico quanto prático das relações civis-militares no Brasil. Desde a Proclamação da República, as Forças Armadas brasileiras tem tido um protagonismo social e político muito visível: Proclamação, Tenentismo, Revolução/Golpe de 1930, Golpe de 1937, Posse de João Goulart em 1961, Golpe de 1964, transição política e abertura pós-1979, missões de paz da ONU no pós-1985, intervenções estaduais em contextos de alegadas crises na segurança pública e/ou eventos internacionais. Em todos esses eventos da história republicana brasileira, os militares tiveram algum papel a desempenhar. Ademais, num contexto de Intervenção Federal com aparato militar empregado nas ruas e periferias do Rio de Janeiro (apontada como laboratório para experiências em outros estados), justificada por uma pretensa – dado que o processo ainda está em andamento – melhora na segurança pública e de participações em redes sociais, programas televisivos, entrevistas e nas mídias convencionais (jornais impressos) de membros do alto escalão das Forças Armadas buscando interferir nos processos políticos e judiciais do país, torna-se extremamente necessário compreender como pensam e qual o papel das forças armadas brasileiras na sua história e constituição. Propõe-se uma introdução aos estudos sobre as Forças Armadas – história, doutrina e funcionamento interno, sua relação com a sociedade brasileira e sua participação política nos rumos da República, dado que ela se constituiu em ator importante da história do pais. Para tanto, recorrer-se-á a uma análise documental primária básica, recursos audiovisuais (entrevistas) e textos exemplares de interpretação da ação dos militares. Espera-se que o público – alunos de graduação e pós-graduação – possam, após a realização do evento, possam compreender o papel dos militares na História republicana do Brasil, visualizando também suas tensões com outros grupos e com a própria constituição, problemáticas da ação por eles desempenhadas, as ideologias e os objetivos propostos.
09: A bioinformática na biologia moderna: uma introdução com ênfase em análises de dados de sequenciamento de DNA
Ministrante:Prof. Thiago Motta Venâncio
Data:28/06/2018
Horário de início:08:00 h
Horário de término:12:00 h
Local:Centro de Convenções - Anfiteatro 1
Número de vagas:38
Nos últimos anos, a bioinformática tornou-se fundamental para todas as grandes áreas das Ciências Biológicas e afins. Neste mini-curso, serão abordadas as principais aplicações da bioinformática em biologia, com ênfase na análise de dados de sequenciamento de segunda-geração para análises genômicas.
10: Utilização de fungos entomopatogênicos para o controle do mosquito Aedes aegypti vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana
Ministrante:Prof. Richard Ian Samuels, Adriano Rodrigues de Paula, Leila Eid Imad Silva e Anderson Ribeiro
Data:28/06/2018
Horário de início:08:00 h
Horário de término:12:00 h
Local:Auditório 1 (P5)
Número de vagas:29
O mini-curso abordará a biologia de mosquitos e as doenças transmitidas por A. aegypti. Explicará o controle químico e biológico utilizando fungos entomopatogênicos contra mosquitos. Será mostrado material biológico (ovos, larvas, pupas e adultos de A. aegypti) e armadilhas letais e armadilhas para monitoramento de mosquitos.
11: Metais Não Ferrosos de destaque no Brasil
Ministrante:Profa. Lioudmila Aleksandrovna Matlakhova
Data:28/06/2018
Horário de início:08:00 h
Horário de término:12:00 h
Local:Centro de Convenções - Anfiteatro 3
Número de vagas:55
Esse minicurso visa ampliar o conhecimento dos estudantes na área metalúrgica, apresentando informação sobre metais não ferrosos, dando atenção especial aos metais, cujas reservas em minerais se destacam pela quantidade, no Brasil, e que possuem grande importância técnica e tecnológica: Al, Ti, Cu, Ni, Nb, Ta, Terras Raras, e outros.
12: Sequências de Ensino Investigativas (SEIs): Metodologia para aulas condizentes com o Ensino por Investigação
Ministrante:Profa. Valéria de Souza Marcelino, Lília do Espírito Santo Azevedo e Bianca Rangel Viana
Data:28/06/2018
Horário de início:08:00 h
Horário de término:12:00 h
Local:Centro de Convenções - Anfiteatro 4
Número de vagas:43
Objetivando contribuir para uma prática docente menos tradicional, pautada na problematização e na investigação, na qual o aluno é sujeito ativo, este minicurso apresenta uma metodologia nos moldes de um ensino investigativo: Sequência de Ensino Investigativa (SEI). Os participantes deverão elaborar SEIs, colocando em prática a teoria apresentada.
13: Elaboração de citações e notas de rodapé segundo normas da ABNT
Ministrante:Profa. Maria Amelia Ayd Corrêa
Data:28/06/2018
Horário de início:08:00 h
Horário de término:12:00 h
Local:Centro de Convenções - Anfiteatro 2
Número de vagas:47
Orientação sobre elaboração de citações e normas de rodapé a partir de normas da ABNT, pois este é conhecimento básico instrumental para qualquer indivíduo do mundo acadêmico. Serão foco: citações diretas e indiretas, e notas de rodapé explicativas e bibliográficas.
14: Arte afrobrasileira contemporânea: A geometria da diáspora
Ministrante:Profa. Raquel Fernandes
Data:28/06/2018
Horário de início:08:00 h
Horário de término:12:00 h
Local:Auditório 2 (P5)
Número de vagas:46
O Mini-curso tem como linha condutora a problematização e reflexão acerca da arte afro-brasileira construtivista. Aproximações e distanciamentos da imagem e da representação das religiões de matriz africana na arte e sua ocupação espacial na cidade, galerias e espaços sacralizados pela crítica e academias de arte.
15: Análise do discurso aplicada aos documentos históricos do século XIX – o caso dos jornais
Ministrante:Prof. Carlos Eugênio Soares de Lemos
Data:28/06/2018
Horário de início:08:00 h
Horário de término:12:00 h
Local:Auditório 1 (P4)
Número de vagas:16
O curso se propõe a aplicar alguns princípios da Análise do discurso (abordagens de Pêcheux e Bakhtin) às fontes históricas (jornais) do século XIX, com destaque para a interação dos sujeitos discursivos e suas filiações ideológicas. Desse modo, destaca algumas contribuições da Linguística para a produção do conhecimento histórico.
16: Libras é legal
Ministrante:Profa. Cristiaine Silva Ribeiro e Ludmila Veiga Faria Franco
Data:28/06/2018
Horário de início:08:00 h
Horário de término:12:00 h
Local:Auditório 2 (P4)
Número de vagas:30
O minicurso visa difundir a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) de forma prazerosa, proporcionando o aprendizado inicial de uma das línguas oficiais do Brasil, reconhecida pela Lei de n° 10.436 de 2002.
17: Classificação de notícias com apoio de técnicas de mineração de textos
Ministrante:Leonard Barreto Moreira
Data:28/06/2018
Horário de início:08:00 h
Horário de término:12:00 h
Local:CCT-bancada 1
Número de vagas:12
Considerada uma das subáreas da Inteligência Articial, a Mineração de Textos (MT) tem como objetivo básico a busca por padrões e conhecimento útil em textos. Dentre as tarefas típicas de MT podemos citar a classicação de textos, agrupamento, extração da informação, análise de sen- timentos, descoberta de associações, dentre outras. Dentre as aplicabilidades dessa área pode-se citar os ltros de mensagens utilizados em sistemas de e-mail, identicação de textos inadequa- dos para crianças e descoberta de reputação de um produto lançado por meio de comentários em redes sociais. Com a disponibilidade cada vez maior de textos na web, o uso de técnicas inteligentes podem beneciar diversos segmentos da sociedade contemporânea. Particularmente no domínio corpo- rativo, sistemas de classicação de notícias podem auxiliar na análise de produtos ou serviços ofertados. No âmbito acadêmico, tais técnicas podem subsidiar pesquisas na deteção de notícias falsas (fake news). O minicurso tem como objetivo apresentar uma introdução à classicação supervisionada sob a ótica da mineração de textos. Com apoio da ferramenta Weka, pretende-se classicar um conjunto de notícias de acordo com assuntos pré-estabelecidos. Serão utilizadas uma série de ferramentas para a preparação dos textos para a posterior etapa de mineração, a ser realizada com o classicador ingênuo de Bayes. Ao nal, os resultados obtidos serão analisados de acordo com as métricas comumente utilizadas na área de machine learning.